Os candidatos interessados em solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2025 devem realizar o pedido entre os dias 14 e 25 de abril, exclusivamente por meio da Página do Participante, utilizando login do Gov.br. A solicitação exige CPF e data de nascimento, que devem coincidir com os dados registrados na Receita Federal.
De acordo com o Inep, têm direito à gratuidade os estudantes do 3º ano do ensino médio em escolas públicas (inclusive na modalidade EJA), quem cursou todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada, pessoas com renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo (R$ 2.277, em 2025), inscritos no CadÚnico e participantes do programa Pé-de-Meia, do MEC.
Para comprovar os requisitos, os candidatos deverão apresentar documentos previstos no edital, como declaração escolar e comprovante de renda. O detalhamento da documentação exigida está disponível no Anexo II do edital do Enem 2025.
A isenção da taxa não garante a inscrição automática no exame. Mesmo os candidatos isentos precisarão se inscrever normalmente no período a ser divulgado posteriormente pelo Inep.
Tags
EDUCAÇÃO