O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) deflagrou nesta terça-feira (15) a operação Estorno, com foco em desarticular um esquema de estelionato, lavagem de dinheiro e organização criminosa em Natal. A investigação envolve um casal e outro homem suspeitos de aplicar golpes com cartões clonados por meio de transações simuladas.
Segundo o MPRN, o esquema utilizava o recurso de chargeback em uma instituição bancária, no qual compras eram feitas com cartões clonados e os valores eram sacados antes da contestação dos verdadeiros titulares. As investigações apontam que uma lavanderia, da qual o casal é sócio, pode ter sido usada para lavar o dinheiro obtido.
Durante a operação, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados, com a apreensão de cartões, celulares e outros itens eletrônicos. O material será analisado pelo Gaeco para aprofundar as investigações.
Iniciada a partir de denúncia anônima em 2021, a investigação revelou que um dos envolvidos movimentou mais de R$ 100 mil de origem suspeita. O MPRN segue apurando o caso para identificar outros possíveis integrantes do esquema e o destino do dinheiro.
Tags
JUSTIÇA