Justiça determina cirurgia de urgência pelo SUS para paciente com problemas graves na vesícula no RN


A Justiça do Rio Grande do Norte determinou que o Estado e o município de São Pedro realizem, com urgência, exame e cirurgia para uma paciente com complicações graves na vesícula biliar. A decisão da Vara Única de São Paulo do Potengi atende a um pedido judicial após a paciente relatar fortes dores e a longa espera por atendimento adequado pelo SUS.

Os procedimentos solicitados incluem a colecistectomia videolaparoscópica, para remoção da vesícula, e a colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE), exame usado para diagnosticar doenças nos ductos biliares e pâncreas. A juíza Vanessa Lysandra Fernandes Nogueira de Souza determinou que o tratamento seja garantido, seja em unidade pública ou, se necessário, na rede privada com custeio pelo poder público.

Na decisão, a magistrada destacou que a omissão do Estado poderia agravar a condição da paciente e reforçou que o direito à saúde é fundamental, previsto na Constituição Federal. Ela também ressaltou que os entes públicos devem arcar com os custos para garantir a dignidade e a sobrevivência da paciente.

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

نموذج الاتصال