No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, o Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol-UFRN) realizará o evento “Onda Azul: Huol pelo autismo”, reunindo especialistas para discutir o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O encontro acontecerá às 9h no Auditório Mariano Coelho e contará com uma mesa-redonda composta por profissionais da saúde, direito e comunicação, abordando aspectos clínicos e os direitos das pessoas autistas.
Além das palestras, o Huol promoverá um mutirão de atendimento odontológico sob sedação para pacientes com TEA, visando facilitar procedimentos odontológicos para aqueles com hipersensibilidade sensorial. A médica anestesiologista Keila Filgueira destaca a importância da abordagem individualizada e multiprofissional para garantir um atendimento mais adequado e humanizado.
O evento também reforçará a conscientização sobre o autismo, esclarecendo que não se trata de uma doença, mas de uma condição neurodesenvolvimental, com sintomas variados que afetam habilidades sociais, comunicação e cognição. O tratamento foca na independência do indivíduo por meio de terapias específicas.
Vinculado à Rede Ebserh, o Huol integra um conjunto de hospitais universitários federais que atendem pacientes pelo SUS, além de contribuir para a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas na área.
Tags
Saúde