O governo federal lança nesta quinta-feira (17) o Sinpatinhas, o primeiro Cadastro Nacional de Animais Domésticos do Brasil. A plataforma, que funcionará como um “RG animal”, visa reunir informações sobre cães e gatos em um banco de dados único, gratuito e permanente.
O sistema foi criado a partir de uma lei sancionada no final de 2024 e será totalmente integrado ao gov.br, permitindo que tutores façam o registro de seus pets de forma rápida e digital. O cadastro inclui dados como espécie, raça, idade, além de informações dos tutores, como nome, CPF, identidade e endereço.
A proposta é unificar os cadastros hoje descentralizados e facilitar ações como localização de animais perdidos, além de ampliar o alcance de campanhas públicas de vacinação, castração e microchipagem.
Segundo o governo, a responsabilidade pela criação e manutenção do sistema será da União, com estados e municípios alimentando a base de dados de forma padronizada. “É uma medida que traz eficiência, proteção animal e apoio à saúde pública”, destacou o lançamento.
Além de ajudar os tutores, o Sinpatinhas será uma ferramenta importante no controle de zoonoses, permitindo o monitoramento de surtos e doenças que envolvam animais domésticos, ajudando na adoção de medidas protetivas de forma mais ágil e eficiente.
Tags
BRASIL