STF valida emenda que permite vaquejada como prática cultural




O Supremo Tribunal Federal (STF) considerou constitucional a Emenda Constitucional 96/2017, que permite a vaquejada como manifestação cultural e não cruel. A decisão foi tomada em plenário virtual e encerrada na sexta-feira (14), com todos os ministros seguindo o voto do relator, ministro Dias Toffoli.


A emenda permite práticas esportivas com animais desde que sejam manifestações culturais e sigam regras que garantam o bem-estar dos animais. A questão surgiu após o STF ter declarado inconstitucional uma lei do Ceará que regulamentava a vaquejada. Em resposta, o Congresso aprovou a emenda para assegurar a prática como patrimônio cultural imaterial, conforme a Lei 13.364/2016.


Toffoli afirmou que a emenda não viola cláusulas pétreas da Constituição, pois apenas regulamenta a vaquejada sem abolir a proteção aos animais. Ele destacou que a prática é tradicional no Nordeste e deve ser preservada dentro de normas que garantam o bem-estar dos animais.


A ministra Cármen Lúcia e o ministro Alexandre de Moraes concordaram com Toffoli, mas ressaltaram que a regulamentação deve prever medidas concretas contra maus-tratos.


Além dessa decisão, o STF analisa outra ação (ADIn 5.772) que questiona regras específicas sobre a vaquejada. O julgamento começou na sexta-feira (14) e está previsto para terminar na sexta-feira (21).

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

نموذج الاتصال