Projeto oferece reabilitação gratuita para pós-covid-19


O projeto de extensão Caminágua, realizado no Departamento de Educação Física da UFRN, atua há mais de 20 anos na reabilitação gratuita de pessoas com sequelas motoras. Coordenado pelo professor Raimundo Nonato Nunes, o projeto oferece atendimento a pacientes com dificuldades de locomoção, incluindo aqueles afetados pela covid-19, por meio de exercícios aquáticos que promovem a recuperação da mobilidade e o fortalecimento muscular.

Em 2024, a experiência adquirida pelo Caminágua foi fundamental para a criação da Lei Estadual nº 11.980/2024, que instituiu um programa de reabilitação pós-covid-19 no Rio Grande do Norte. A lei prevê atividades físicas especializadas para a recuperação de sequelas respiratórias e motoras, com a possibilidade de parcerias entre o poder público e organizações civis para ampliar o atendimento.

O projeto beneficia pessoas em recuperação de AVC, portadores de doenças como Parkinson e Alzheimer, além de idosos com limitações motoras. Felipe Gabriel Teixeira, estudante de Biomedicina e integrante do Caminágua, destaca o impacto positivo da iniciativa na melhoria da qualidade de vida dos idosos atendidos.

As inscrições para o serviço podem ser feitas na área da Piscina Semiolímpica da UFRN, de segunda a sexta-feira, das 16h às 19h.

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

نموذج الاتصال