O levantamento Cultura nas Capitais, o maior já feito sobre o tema no Brasil, analisou o comportamento cultural nas 26 capitais e no Distrito Federal. Em Natal, foram entrevistadas 600 pessoas entre fevereiro e maio de 2024, em um estudo conduzido pela JLeiva Cultura & Esporte, com patrocínio do Itaú e do Instituto Cultural Vale. A pesquisa revelou padrões de acesso, exclusão e interesse por diversas atividades culturais.
Os dados destacam que Natal é a capital onde mais pessoas realizam atividades culturais em seus bairros (24%) e a segunda com maior público potencial para museus (34%). Além disso, a cidade tem um dos maiores índices de presença no circo (21%) e forte identidade musical, figurando entre as cinco capitais que mais ouvem forró. Em comparação à média nacional, porém, os natalenses frequentam menos o cinema (39% contra 48%), locais históricos (38% contra 45%) e shows de música (37% contra 41%).
A pesquisa também apontou oportunidades para ampliar o acesso cultural na cidade. Museus, teatro e dança apresentam alto potencial de crescimento, com mais de 30% dos entrevistados demonstrando interesse, mas sem frequentar esses espaços nos últimos 12 meses. O estudo sugere que políticas públicas e investimentos podem ampliar o acesso à cultura, fortalecendo a identidade cultural e a participação da população.
Os dados completos estão disponíveis em www.culturanascapitais.com.br.