No dia 25 de março, o Projeto Cetáceos da Costa Branca da UFRN realizará a soltura da peixe-boi Luara, um animal resgatado ainda filhote na praia de Morrinho, em Areia Branca. Após passar por um intenso processo de reabilitação e aclimatação, Luara, que atualmente pesa 350,2 kg, está pronta para retornar ao seu habitat natural. A soltura ocorrerá às 10h, no Recinto de Aclimatação de Peixes-bois, localizado na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão, em Macau/RN.
Aos 6 anos de idade, Luara se torna o sexto peixe-boi solto no litoral do Rio Grande do Norte. Durante o processo de soltura, o animal receberá um equipamento de monitoramento por meio de sinal VHF e satélite, permitindo o acompanhamento remoto de seu retorno à vida selvagem.
O resgate e a reabilitação de Luara fazem parte das ações do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia Potiguar (PMP-BP), que tem como objetivo a proteção e conservação de peixes-bois-marinhos. Esse projeto é uma exigência do licenciamento ambiental federal do IBAMA, vinculado às atividades de exploração de petróleo e gás realizadas pela Petrobras na região.
O PMP-BP é executado pelo Projeto Cetáceos da Costa Branca da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e é resultado de um convênio entre a PETROBRAS, a UERN e a Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Norte (FUNCITERN).
Tags
MEIO AMBIENTE