O governo federal publicou no Diário Oficial da União desta segunda-feira (31) os procedimentos e prazos para justificar a ausência no Enem 2024 e solicitar isenção da taxa de inscrição para o Enem 2025. As etapas ocorrerão antes das inscrições e deverão ser realizadas exclusivamente no site oficial do exame. A justificativa de ausência e a solicitação de isenção poderão ser feitas entre 14 e 25 de abril de 2025, com divulgação do resultado em 12 de maio de 2025.
Os participantes que obtiveram isenção para o Enem 2024, mas não compareceram às provas, precisarão justificar a ausência para obter o benefício no Enem 2025. O mesmo procedimento será necessário para os que faltarem ao Enem 2025 e desejarem a isenção para o Enem 2026. O Inep ainda publicará editais com regras detalhadas, e os interessados devem se inscrever no exame dentro do prazo estabelecido, independentemente de isenção.
Para solicitar a isenção do Enem 2025, o participante deve atender a critérios como estar no último ano do ensino médio em 2025, ter cursado o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, ou estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
A justificativa de ausência no Enem 2024 deve ser feita no mesmo sistema de solicitação de isenção, com a apresentação de documentos comprobatórios. A documentação precisa ser assinada e datada, não sendo aceitos documentos autodeclaratórios ou emitidos pelos próprios participantes, pais ou responsáveis.
Tags
EDUCAÇÃO