Maria Helloyse Ribeiro, de 14 anos, estudante da Escola Municipal Professor José do Patrocínio Pereira Pinto, em Natal, foi convocada para representar o Brasil na Gymnasiade 2025, um dos maiores eventos de esporte escolar do mundo. O evento ocorrerá entre 4 e 14 de abril, em Zlatibor, na Sérvia. A atleta se destacou ao conquistar duas medalhas de ouro nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2024, em Recife, nas modalidades poomsae e kyorugui de taekwondo.
A convocação foi anunciada em 11 de março pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), em parceria com a Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD). Maria Helloyse, que também venceu o Grand Slam de Taekwondo no Rio de Janeiro, garantiu vaga na Seleção Brasileira Cadete (até 47 kg) e disputará o Campeonato Mundial Cadete em Fujairah, Emirados Árabes, de 10 a 14 de maio de 2025. “A ficha ainda não caiu”, confessou Eridiane Cabral Ribeiro, mãe da atleta, orgulhosa da dedicação da filha.
Há quatro anos, Maria começou a praticar taekwondo no Projeto Lapidando Campeões, na Associação de Moradores do Conjunto Santarém, parceira da escola. Segundo seu mestre, Dennys Oliveira, ela se destacou pela altura, flexibilidade e técnica apurada, sendo lapidada ao longo do tempo. “Ela tem um futuro brilhante pela frente”, afirmou o professor, enquanto a gestora pedagógica Thassiane Silva reforçou que a aluna é um exemplo de como o esporte transforma vidas.
Tags
ESPORTE