Com mais de 700 casos de Tuberculose registrados em Natal em 2024, SMS faz alerta sobre a doença


A equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) Parque dos Coqueiros realizou uma ação de conscientização no assentamento Heleny Ferreira, na quarta-feira (26), com foco na busca ativa de pacientes sintomáticos respiratórios e orientação sobre a Tuberculose. A atividade integra a Semana Nacional de Mobilização e Luta Contra a Tuberculose, que ocorre de 24 a 31 de março, visando aumentar a conscientização e promover o diagnóstico precoce da doença.

De acordo com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), Natal registrou 710 casos de Tuberculose em 2024, um aumento de 13,23% em relação ao ano anterior. A doença, causada pelo bacilo de Koch, afeta principalmente os pulmões e é transmitida pelo ar, através de tosse, fala ou espirro de pessoas infectadas.

Kamila Pessoa, responsável pelo núcleo de Hanseníase e Tuberculose da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), destacou a importância do diagnóstico precoce e tratamento adequado para interromper a transmissão da doença. As Unidades Básicas de Saúde de Natal oferecem exames como o teste rápido molecular e a radiografia de tórax, além de realizar o acompanhamento com a Prova Tuberculínica em algumas unidades específicas.

A vacina BCG, aplicada logo após o nascimento ou em crianças até quatro anos, é uma das principais estratégias para prevenir formas graves da Tuberculose. Kamila reforçou a importância de procurar atendimento médico caso surjam sintomas como tosse persistente, febre e emagrecimento, para iniciar o tratamento o mais rápido possível.

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

نموذج الاتصال