A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou, nesta sexta-feira (28/3), que a bandeira tarifária de abril será verde, o que significa que não haverá cobrança de taxa extra nas contas de energia elétrica no próximo mês. Desde dezembro de 2024, a bandeira permaneceu verde, refletindo boas condições na geração de energia no Brasil, com as usinas hidroelétricas operando de maneira estável, mesmo com a transição do período chuvoso para o seco.
O sistema de bandeiras tarifárias, criado em 2015, é uma forma de informar aos consumidores sobre as condições de geração de energia. A definição de cada bandeira considera fatores como os recursos hídricos disponíveis, o uso de fontes renováveis e a necessidade de acionar termelétricas, mais caras.
Em março, a bandeira também foi verde, mantendo a tendência positiva que já dura cinco meses consecutivos, incluindo dezembro, janeiro, fevereiro, março e abril. Isso significa que os consumidores continuarão sem pagar tarifas extras, graças às condições favoráveis de geração de energia.
Tags
ECONOMIA