A raça de ovelhas Soinga, criada no Rio Grande do Norte, foi oficialmente reconhecida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O registro, publicado em 29 de janeiro, é fruto de estudos realizados com apoio de uma emenda parlamentar do ex-deputado Betinho Rosado, com investimentos de R$ 100 mil.
.
Criada pelo médico veterinário José Paz de Melo, a Soinga é fruto do cruzamento entre as raças Morada Nova, Bergamácia Brasileira e Somalis Brasileira. Atualmente, são mais de 4 mil animais no estado, destacando-se pela resistência ao clima semiárido e pela qualidade da carne, considerada marmorizada e saborosa.
.
O reconhecimento foi possível após a elaboração de um relatório técnico pelas zootecnistas Ana Luiza Guerreiro e Karoline Batista de Paiva Lopes. A Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) será responsável pelo controle genealógico da raça. Segundo o secretário de Agricultura do RN, Guilherme Saldanha, o reconhecimento valoriza a produção local e amplia as oportunidades no mercado. Para o presidente da Associação de Criadores Soinga, Edvandro Moura, a oficialização trará benefícios significativos para os criadores da raça.
Tags
Natal