Não é só o café que disparou nas prateleiras, os ovos também! Itens básicos do dia a dia do brasileiro estão ficando cada vez mais caros, e a alta no preço dos ovos é mais um reflexo disso. Desde o dia 13 de janeiro, o valor dos ovos brancos e vermelhos subiu de forma expressiva em várias regiões do país, segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
Na Grande Belo Horizonte, por exemplo, a caixa com 30 dúzias de ovos brancos passou de R$ 128 para R$ 250, um aumento de 95,6%. A oferta limitada, somada ao aumento da demanda, está deixando o mercado tenso, especialmente com o retorno das aulas e o pagamento de salários, o que tende a aquecer ainda mais a procura pelo produto.
E não é só por lá. Em Santa Maria de Jetibá (ES), o aumento foi de 88%; na Grande São Paulo, 71,9%; em Bastos (SP), 69,4%; e em Recife (PE), 63%. Os ovos vermelhos, por sua vez, subiram entre 64% e 83% nas diversas regiões.
Com o aumento expressivo no preço, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) está preocupada, já que os repasses dos fornecedores aos supermercados chegaram a até 40%. Além da sazonalidade, com a Quaresma, o consumidor tem buscado mais ovos devido à alta de outras proteínas, o que está pressionando ainda mais os preços.
Tags
Aumento