Um estudo divulgado nesta segunda-feira (10) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostrou que a introdução de medicamentos genéricos no mercado pode reduzir significativamente o preço dos produtos. Segundo a pesquisa, com o aumento de opções de genéricos, o preço dos medicamentos pode cair em até 55%.
O estudo comemora os 26 anos da Lei Federal 9.787/1999, que instituiu os genéricos no Brasil, e aponta que a redução de preço é mais acentuada com a entrada de mais alternativas. A pesquisa revela que, com o primeiro genérico, a queda é de 20,8%, e ao atingir três genéricos, a redução chega a 55,2%.
Os medicamentos genéricos possuem a mesma substância ativa, dosagem e forma farmacêutica que os produtos de referência, mas com preços menores devido à quebra de patente. O estudo também destaca que mercados com baixa concorrência sentem um impacto maior, com uma redução de 34% nos preços médios.
Além disso, os dados indicam que a compra de genéricos já é um hábito consolidado no Brasil, representando atualmente 34% das vendas totais de medicamentos. Entre 2003 e 2019, as vendas de genéricos cresceram, em média, 18,3% ao ano, um aumento três vezes maior que o registrado para medicamentos não genéricos.
O artigo completo, intitulado "Efeitos da entrada de genéricos no mercado sobre o preço dos medicamentos", foi escrito pelo pesquisador Romero Cavalcanti Barreto da Rocha e está disponível gratuitamente no livro "Tecnologias e Preços no Mercado de Medicamentos", lançado pelo Ipea em novembro do ano passado.
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