De acordo com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), o sistema de esgotamento sanitário de Ponta Negra vem sendo monitorado regularmente, sem registro de falhas desde novembro de 2023. Segundo Thiago Melo, gerente de Operação e Manutenção Natal Sul, os efluentes da região são bombeados para a Estação de Tratamento de Esgotos na Rota do Sol, eliminando qualquer possibilidade de despejo na praia. Essa medida faz parte das ações de manutenção preventiva adotadas pela companhia.
Além do monitoramento, o Caern tem intensificado ações de fiscalização e conscientização, em parceria com a Prefeitura de Natal, para garantir que os efluentes sejam corretamente direcionados à rede de esgoto, prevenindo a contaminação da rede de drenagem. A Prefeitura, com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), tem identificado e autuado imóveis com ligações clandestinas de esgoto na rede de drenagem, prática considerada crime ambiental.
Thiago Melo afirma que a contaminação de esgoto foi projetada exclusivamente para receber efluentes, e qualquer interferência no sistema pode causar danos e comprometer sua operação.