Turismo no RN registra crescimento com aumento de passageiros e novos voos

Foto: Divulgação Emprotur

O Rio Grande do Norte encerrou 2024 com resultados positivos no setor turístico, destacando a recuperação dos níveis pré-pandemia. De acordo com dados do Aeroporto de Natal, o estado registrou um aumento de 15% no número de passageiros aéreos no segundo semestre de 2024 em comparação ao mesmo período de 2023. O fluxo passou de 2,182 milhões para 2,306 milhões, um acréscimo de 155 mil viajantes.

No acumulado do ano, o estado recebeu 2,3 milhões de passageiros, um crescimento de 6% em relação a 2023. O número de visitantes estrangeiros também subiu 27%, segundo o Ministério do Turismo, consolidando o estado como um destino atrativo no mercado internacional.

A governadora Fátima Bezerra atribuiu o crescimento aos investimentos em infraestrutura e à promoção turística: “Esses números mostram que estamos no caminho certo para fortalecer o turismo e a economia do estado.”

A Emprotur, responsável pela promoção turística, focou suas ações em 2024 no desenvolvimento de um turismo qualificado, com estratégias baseadas em inteligência de mercado e sustentabilidade. Segundo Raoni Fernandes, diretor-presidente da Emprotur, o estado tem se posicionado como um destino verde, promovendo energia limpa e atrativos localizados em Unidades de Conservação.

Além do aumento no número de passageiros, houve crescimento na oferta de assentos, que passou de 2,6 milhões em 2023 para 2,811 milhões em 2024, um incremento de 8%. O estado também ampliou a conectividade internacional, com novos voos para Portugal, Argentina e a retomada de um voo charter da Europa para o Réveillon. Para 2025, novas rotas sul-americanas estão em negociação.

Embora a LATAM tenha anunciado a suspensão da rota Rio de Janeiro (GIG) para Natal (NAT) a partir de 30 de março, o estado manterá 85 frequências mensais com a capital carioca, sendo 72 operadas pela GOL. A Emprotur afirmou que negociações estão em curso para a reposição dos assentos e possíveis novas rotas.

Raoni Fernandes destacou que a LATAM precisará apresentar planos de compensação para continuar usufruindo da isenção parcial do ICMS sobre o combustível aéreo. Uma reunião entre o governo, a companhia aérea e a administradora do aeroporto de Natal já foi convocada para definir estratégias futuras, incluindo a possibilidade de novos voos internacionais.

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

نموذج الاتصال