O Museu Solar Ferreiro Torto, em Macaíba, foi oficialmente reconhecido como patrimônio histórico e cultural do Rio Grande do Norte, conforme a Lei nº 12.032/2025, publicada no Diário Oficial do Estado no dia 13 de janeiro. A decisão, que reflete a importância do museu para a história e cultura do estado, abre novas possibilidades para a preservação e valorização do local.
Com um acervo de 250 fotografias que retratam aspectos políticos, sociais, econômicos e religiosos de Macaíba, o Solar, tombado pela Fundação José Augusto, se destaca como um dos mais importantes patrimônios históricos da região. O prédio, construído no século XVIII, foi sede do Poder Executivo de Macaíba entre 1983 e 1989 e, recentemente, passou por uma reforma completa. Em 2023, o museu foi reaberto com a inclusão do túmulo de Augusto Severo de Albuquerque Maranhão, ilustre balonista macaibense, um dos principais atrativos do local.
O Solar, situado às margens do Rio Jundiaí, também é rodeado por uma rica fauna e flora. A área ao redor do museu abriga diversas espécies, como aves, crustáceos, palmeiras-imperiais e coité, tornando o espaço ainda mais relevante para o ecoturismo.
O reconhecimento oficial do Solar Ferreiro Torto como patrimônio histórico e cultural é um passo fundamental para sua preservação e valorização. Segundo o secretário municipal de Cultura e Turismo, Sérgio Nascimento.
A iniciativa, que foi proposta pelo deputado estadual Adjuto Dias e aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa, é vista como uma maneira de consolidar a preservação da memória e fomentar o turismo cultural no estado.
O Museu Solar Ferreiro Torto está aberto para visitação pública de terça a sexta-feira, das 8h às 16h, e aos sábados e domingos, das 9h às 15h. A entrada é gratuita e o local oferece visitas guiadas. O agendamento para grupos e escolas pode ser feito pelo telefone (84) 99935-0281.
Tags
MACAÍBA