Uma idosa de 78 anos foi encontrada em estado crítico após ser vítima de maus-tratos em sua residência na Vila São Bernardo, Zona Rural de Luís Gomes, no dia 22 de janeiro. A Polícia Militar, em diligência após um ofício do Ministério Público, constatou que a vítima estava em situação de abandono, caquética e retida ao leito, após ter quebrado um fêmur recentemente.
A idosa apresentava sinais de desnutrição e desidratação e, para se locomover pela casa, se arrastava de um ponto ao outro. Testemunhas relataram que ela tomava banho em seu quarto e tinha suas fraldas trocadas por vizinhos.
O filho da vítima, de 48 anos, que era responsável pelos cuidados físicos e financeiros da mãe, já havia sido investigado por maus-tratos em um inquérito policial anterior, quando se comprometeu a melhorar as condições de cuidado. No entanto, após nova atualização do caso feita pela Assistência Social, o Ministério Público determinou novas diligências.
Após a confirmação da situação, o homem foi conduzido à Delegacia de Luís Gomes, onde foi autuado por três crimes previstos no Estatuto do Idoso. Ele foi encaminhado ao sistema prisional, ficando à disposição da Justiça.
A Polícia Militar, preocupada com a saúde da idosa, também encaminhou uma médica do município e uma Técnica do CREAS para avaliar a situação de vulnerabilidade da vítima.
Tags
Violência