Se você acordou triste hoje, não se preocupe. É a Blue Monday! Conhecida como o "dia mais triste do ano", essa data é celebrada (ou lamentada?) na terceira segunda-feira de janeiro e vem carregada de um misto de superstição e curiosidade.
A história começou em 2005, quando uma campanha publicitária decidiu nomear este dia com base em uma fórmula matemática nada científica. Clima cinzento, contas das festas de fim de ano, promessas de ano novo já quebradas e o retorno à rotina formaram a base do cálculo. Pronto, estava criado o "pior dia do ano".
Mas será que faz sentido? Psicólogos garantem que não. Não existe um dia universalmente triste, já que emoções dependem de experiências pessoais, contextos e, claro, do humor com que se encara a segunda-feira.
Apesar da falta de embasamento, a Blue Monday virou um fenômeno cultural, rendendo memes, campanhas de marketing e, curiosamente, reflexões sobre saúde mental. A dica para enfrentar a suposta melancolia é simples: mexa o corpo, aproveite a companhia de quem você gosta e permita-se um agrado – um café especial ou até um chocolate podem ajudar.
Afinal, a "segunda-feira mais triste do ano" talvez não passe de um ótimo motivo para lembrar que dias melhores estão sempre por vir.
Tags
Tá desanimado?