Foto: Reprodução |
O Nordeste superou a média nacional em 2024, com alta de 3,8% no PIB, frente aos 3,5% do Brasil. O Rio Grande do Norte e a Paraíba lideraram o crescimento no País, com índices de 6,1% e 6,6%, respectivamente. Os dados são da Resenha Regional do Banco do Brasil, publicada no último dia 3.
O desempenho positivo também foi impulsionado por estados como o Ceará, que registrou 3,9%, e Maranhão, Pernambuco, Piauí e Sergipe, com 3,6% cada. Alagoas e Bahia completaram a lista com crescimentos de 3,1% e 2,9%.
No setor de serviços, o Nordeste teve alta de 4%, acima dos 3,6% do Brasil. Na indústria, a região registrou 3,4%, levemente superior aos 3,3% nacionais. Apesar da retração no agronegócio, o impacto foi menor na região (-1,7%) em comparação à média nacional (-2,5%).
Segundo informações da Agência Brasil, Danilo Cabral, superintendente da Sudene, destacou o papel de políticas como o Novo PAC e a Ferrovia Transnordestina, além dos incentivos fiscais e fundos regionais FNE e FDNE. Para 2025, o Banco do Brasil projeta crescimento de 1,9% no Nordeste, com expectativa de alta de 2,9% no setor agropecuário.
Tags
ECONOMIA