Pernambuco registrou um aumento expressivo de 282,46% nos casos de Covid-19 entre novembro e dezembro de 2024, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES). O salto de 57 para 218 casos leves em apenas um mês está gerando preocupação e impacto na disponibilidade de testes rápidos nas farmácias do Grande Recife.
A alta procura pelos autotestes tem sido motivada pelo crescimento de sintomas gripais na população, segundo Elias Salomão, vice-presidente do Sindicato das Farmácias de Pernambuco (Sincofarma). “As pessoas querem confirmar se é Covid, mas os importadores não estavam preparados para a demanda elevada nos últimos meses do ano, o que contribuiu para o desabastecimento”, explicou.
Esse cenário tem dificultado o diagnóstico de quem apresenta sintomas. A gestora financeira Érika Cordeiro relatou ter testado positivo para a doença após uma confraternização familiar no Natal. “No próprio dia 25, minha mãe começou a sentir dores no corpo e febre. Na sexta-feira, eu também comecei com sintomas”, contou. Ela revelou que sete parentes apresentaram sintomas gripais, mas apenas três conseguiram acesso aos autotestes.
G1-PB
Tags
Saúde