Foto: Divulgação SESAP |
O projeto do Governo do Estado para a instalação de uma barreira ortopédica em Macaíba foi aprovado por unanimidade pelos seis municípios da Região Metropolitana de Natal. A proposta pretende criar uma unidade no Hospital Regional Alfredo Mesquita para atender casos de baixa e média complexidade, desafogando o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel.
Durante audiência judicial realizada nesta quarta-feira (11), a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) apresentou os detalhes do projeto, que está previsto para ser inaugurado em fevereiro de 2025. O financiamento, no valor de R$ 10,8 milhões, foi garantido junto ao Ministério da Saúde, após solicitação da governadora Fátima Bezerra.
A barreira ortopédica atenderá pacientes de Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Macaíba, São José de Mipibu e Ceará-Mirim, municípios que atualmente sobrecarregam o Walfredo Gurgel com atendimentos de baixa complexidade. O projeto contará com estrutura completa, incluindo sala cirúrgica, enfermarias, raio-x e consultórios.
A gestão da unidade será feita por um consórcio, que deverá ser formalizado até 120 dias após o início das atividades. De acordo com o governo essa medida é um passo importante para melhorar o atendimento ortopédico na região e reduzir a pressão sobre os hospitais de referência.
Tags
CIDADES