Novas regras da ANS para cancelamento de planos de saúde entram em vigor


A partir de 1º de dezembro, os contratos de planos de saúde terão novas regras para cancelamento devido à inadimplência. Para contratos assinados a partir desta data, o cancelamento só poderá ocorrer após o atraso de pelo menos duas mensalidades, seguidas ou não. As atuais condições, que permitem o cancelamento após o atraso de uma mensalidade por mais de 60 dias, permanecem válidas para contratos firmados até 30 de novembro de 2024.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) informou que os beneficiários de planos como empresário individual devem ser notificados previamente sobre o cancelamento. Já em contratos coletivos de empresas ou por adesão, como os feitos por sindicatos e associações, a exclusão do plano por inadimplência deve seguir as condições previstas no contrato.

As novas regras têm o objetivo de garantir que o consumidor seja notificado sobre o atraso e tenha a oportunidade de regularizar a dívida antes que o contrato seja cancelado ou o beneficiário seja excluído do plano. A comunicação deve ser feita por meios eletrônicos, como e-mail, SMS, WhatsApp, além de ligações telefônicas gravadas. Se a notificação for feita por carta, esta deverá ser com aviso de recebimento. Se for entregue por um representante da operadora, é necessário comprovar o recebimento.


Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

نموذج الاتصال