A crise no setor automotivo europeu tem sido um verdadeiro quebra-cabeça para muitos fornecedores. A Gerhardi Kunststofftechnik, uma empresa com mais de 200 anos de história, fornecedora histórica da Mercedes-Benz e outras marcas, acabou de pedir falência, sendo mais uma vítima dessa tempestade que atinge as pequenas fabricantes de peças para carros. A transição para os veículos elétricos, que prometia ser uma grande oportunidade, se mostrou um desafio maior do que o esperado, com a queda na demanda pressionando as empresas que se adaptaram à nova realidade.
A Webasto, por exemplo, fabricante de peças como tetos solares e sistemas de aquecimento para carros, também enfrenta um cenário complicado. Depois de investir pesado em novos produtos, a empresa agora lida com uma dívida de mais de 1 bilhão de euros e precisa reestruturar sua operação.
E não é só isso: os altos preços de energia, a burocracia pesada e as tensões comerciais com os EUA só pioram a situação. Para completar, as grandes montadoras como Volkswagen, Stellantis e Ford estão cortando produção, o que deve tornar a vida dos fornecedores ainda mais difícil nos próximos meses.
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