A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) iniciou uma mobilização para prevenir o aumento de arboviroses no Rio Grande do Norte, antecipando-se ao período de alta sazonal dos casos. Como primeira ação, a Sesap emitiu uma nota técnica aos municípios, com orientações baseadas na análise do último período sazonal e nas estratégias para 2024/2025.
O objetivo principal, segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap, Diana Rêgo, é fortalecer a vigilância das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, visando reduzir casos prováveis e óbitos por dengue, chikungunya, Zika e Oropouche. Em 2023, o RN registrou um dos menores índices de mortalidade por dengue do país, com apenas dois óbitos, mesmo durante uma epidemia nacional.
Durante o mês de novembro, equipes da Sesap visitarão cidades que registraram números críticos de casos este ano, incentivando medidas preventivas como a limpeza de áreas urbanas e residenciais. O primeiro Dia D de combate à dengue está programado para o final do mês.
A estratégia do estado segue o plano do Ministério da Saúde, que destinou R$ 1,5 bilhão para o combate a arboviroses na região Nordeste e reuniu lideranças, incluindo a governadora Fátima Bezerra, para alinhar ações nacionais e regionais de prevenção.
Tags
Saúde