Foto: Via Certa Natal |
A Prefeitura do Natal teve negado o pedido para a remoção do canteiro de obras da Ponte de Igapó, em reforma desde setembro de 2023. A decisão foi proferida pela juíza Moniky Mayara Costa Fonseca, da 5ª Vara Federal, na última terça-feira (29), e se baseou em uma perícia técnica realizada em setembro.
Orçada em R$ 20,8 milhões, a obra visa à recuperação estrutural da ponte. A gestão do prefeito Álvaro Dias (Republicanos) alegou que a presença do canteiro provoca desvios de cerca de 70 mil veículos por dia, afetando aproximadamente 350 mil moradores da Zona Norte. A Prefeitura sugeriu a realocação do canteiro para uma área de preservação ambiental, enquanto o Dnit argumentou que o local atual minimiza impactos ambientais e garante a segurança da obra.
A perícia concluiu que a mudança do canteiro aumentaria os custos em mais de 25% e atrasaria a conclusão da obra em pelo menos 11 meses, que atualmente está prevista para maio de 2024. A juíza ressaltou que a remoção do canteiro em estágio avançado tornaria inviável a reprogramação da obra, enfatizando que, apesar dos transtornos temporários, os benefícios para a infraestrutura pública serão duradouros.
Tags
Natal