Um homem e uma mulher da Paraíba foram condenados a quatro anos e oito meses de prisão em regime fechado, além de multa de 40 dias, pela prática de estelionato qualificado na modalidade tentada. O caso ocorreu em julho de 2022, em um supermercado no bairro do Tirol, zona leste de Natal, e teve como vítima um idoso de 68 anos.
De acordo com o Ministério Público, o casal, em conluio com um terceiro não identificado, usou um dispositivo conhecido como "chupa cabra" para capturar os dados bancários da vítima em um caixa eletrônico. Os acusados também induziram o idoso a fornecer informações pessoais e bancárias por telefone. A tentativa foi frustrada após o idoso suspeitar do golpe, bloquear seus cartões e alertar a segurança do supermercado.
O juiz Francisco Gabriel Maia Neto destacou o uso de meios sofisticados e a colaboração entre os agentes como agravantes. A condenação considerou o emprego de técnicas de engenharia social e a seleção de uma vítima idosa, configurando estelionato qualificado, em sua forma tentada.
Tags
Natal