Consumidores com dívidas em atraso junto a bancos e financeiras poderão negociar pendências até o final de novembro. O Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em parceria com o Banco Central, Senacon e Procons, tem o objetivo de reequilibrar as finanças dos consumidores.
Nesta edição, que começa nesta sexta-feira (1º), é possível negociar débitos de cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado, entre outros, desde que não tenham bens em garantia ou estejam prescritos. As condições de negociação incluem parcelamentos, descontos e taxas de juros reduzidas.
Para verificar dívidas, o consumidor pode acessar o Registrato, sistema do Banco Central, mediante conta no Gov.br. A negociação pode ser feita diretamente com o banco ou pelo portal Consumidor.gov.br, exigindo uma conta Gov.br nos níveis Prata ou Ouro.
A recomendação para consumidores superendividados, protegidos pela Lei do Superendividamento, é procurar orientação direta no Procon.
Acesso: página do mutirão na internet