Foto: Divulgação/Semurb |
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) apreendeu, na última quinta-feira (7), 24 aves silvestres mantidas ilegalmente em cativeiro no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, zona norte de Natal. A ação foi realizada após denúncia recebida pela fiscalização ambiental, que encontrou, no local, os animais em condições irregulares.
Entre as aves apreendidas estavam 19 Canários, 1 Golinha, 2 Rolinhas Cascavel e 2 Rolinhas Roxas. O responsável pela criação dos animais afirmou estar ciente da ilegalidade da prática, mas justificou que, desde a adolescência, mantinha os animais por gostar de aves. Ele ainda alegou que não comercializava as aves e que, eventualmente, soltava os excedentes em uma fazenda no interior do Estado.
Apesar da confissão, a fiscalização optou por não aplicar multa no momento, mas lavrou o Auto de Infração Ambiental, que determinou a apreensão das aves e dos apetrechos usados para mantê-las, como gaiolas e transportadores. Segundo Iang Chaves, supervisor da fiscalização da Semurb, em caso de reincidência, o infrator será multado.
As aves foram encaminhadas ao Aquário Natal, onde passarão por cuidados até que possam ser devolvidas à natureza. A prática de manter animais silvestres sem autorização configura crime ambiental.
A população pode colaborar com a proteção da fauna local, denunciando irregularidades à Ouvidoria da Semurb, pelo telefone (84) 3616-9829, ou pelo e-mail ouvidoria.semurb@natal.rn.gov.br, durante a semana, ou pelo número 190, aos fins de semana e feriados.
Tags
Natal