Brasil recebe certificado de eliminação do sarampo, rubéola e síndrome da rubéola congênita


Foto: Ministério da Saúde

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, nesta terça-feira (12), o certificado de eliminação do sarampo, rubéola e síndrome da rubéola congênita no Brasil, concedido pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Com isso, as Américas se tornam novamente a única região livre dessas doenças. O Brasil havia sido livre de sarampo em 2015, mas registrou surtos entre 2018 e 2022, com 39.779 casos confirmados, devido ao fluxo migratório e à baixa cobertura vacinal. Em 2023, o país intensificou as campanhas de vacinação, alcançando uma cobertura de 92,3% da tríplice viral até o momento.

A eliminação foi possível graças ao fortalecimento do Programa Nacional de Imunizações (PNI), ações coordenadas entre os governos federal, estaduais e municipais, e o empenho em garantir a imunização da população. A OMS classificou como "alarmante" o aumento de casos de sarampo na Europa em 2023, o que reforça a importância de manter altos índices de vacinação e vigilância epidemiológica.

A vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, é indicada em duas doses para crianças a partir de 12 meses e para adultos até 59 anos, em dose única. 

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

نموذج الاتصال