Foto: Sesap |
O Rio Grande do Norte está se preparando para implantar a sua primeira Farmácia Viva dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), um projeto que pretende garantir o acesso a medicamentos fitoterápicos seguros e de qualidade. A unidade será instalada no Hospital Geral Dr. João Machado, em Natal, e resultará de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Com aprovação do Ministério da Saúde, a iniciativa receberá R$ 849 mil para os primeiros três anos de funcionamento, além de um aporte adicional de R$ 500 mil para a reforma do prédio, graças a uma emenda parlamentar. A farmácia será responsável pelo cultivo, coleta, processamento e dispensação de plantas medicinais, como calêndula, babosa e espinheira santa.
Além de garantir a produção de fitoterápicos para o SUS, o projeto promoverá o uso sustentável de recursos naturais e servirá como campo de estágio para alunos da UFRN. A previsão é que a farmácia comece a operar em 2025, após a conclusão das obras de reforma e a aprovação do projeto arquitetônico pela Vigilância Sanitária.
Tags
Saúde