Mais de 1,6 mil candidatos a vereador nas eleições municipais deste ano não receberam nenhum voto, nem mesmo de si próprios. Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até 7 de outubro mostram que, apesar dessa ausência de votos, mais de 400 desses candidatos garantiram a suplência, o que lhes permite assumir o cargo em caso de ausência do titular.
.
A Bahia lidera o número de candidatos sem votos, com 268, seguida por São Paulo, com 214, e Minas Gerais, com 193. A análise também revelou um equilíbrio entre gêneros, com 843 candidatos e 802 candidatas sem votos.
.
Embora seja curioso, não é ilegal que um candidato não vote em si mesmo. Entretanto, a combinação de falta de votos com receitas elevadas levantou suspeitas em eleições anteriores sobre possíveis candidaturas laranjas.
.
Os dados do TSE ainda podem ser atualizados, e a divulgação dos resultados pode ser lenta. No último domingo (6/10), mais de 5,5 mil municípios realizaram suas eleições, com mais de 120 milhões de brasileiros votando, representando 78% do eleitorado. Nas cidades com mais de 200 mil eleitores que terão segundo turno, a população retornará às urnas em 27 de outubro.
Tags
POLÍTICA