O presidente Lula (PT) dedicou parte do discurso para pedir aos eleitores de Carlos Eduardo (PSD) que votem em Natália Bonavides (PT) no segundo turno da disputa pela Prefeitura do Natal. O ex-prefeito ficou em 3º lugar no primeiro turno, após obter 93 mil votos (23,95% dos votos válidos), e já comunicou que ficará neutro na disputa do segundo turno.
Lula disse que os eleitores não podem permitir que aconteça em 2024 com Natália o que ocorreu com Carlos Eduardo em 2022, quando ele disputou o Senado. Na avaliação de Lula, o surgimento de uma terceira candidatura há dois anos (de Rafael Motta, que ficou em 3º lugar) dividiu a esquerda e favoreceu a eleição do senador Rogério Marinho (PL) – que hoje é líder da Oposição no Senado.
“Eu sei que o ex-candidato não está querendo tomar posição, mas eu queria conversar com os eleitores dele. Não permitam fazer com a Natália o que foi feito com Carlos Eduardo na eleição do Senado, em que alguém desaforado foi candidato contra nossa aliança e permitiu que fosse eleito um senador de direita nesse estado. Os eleitores, não permitam que façam com Natália o que fizeram com o Carlos Eduardo”, disse Lula.
O presidente pediu intervenção do comando estadual do PSD, que está nas mãos da senadora Zenaide Maia e do prefeito eleito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado (seu esposo), que derrotou na eleição municipal o petista Eraldo Paiva.
“Eu queria dizer que o marido de Zenaide foi eleito prefeito de São Gonçalo do Amarante e ficou chateado porque tivemos candidato lá. Quem ganha as eleições tem de ter generosidade, e eu sei que Zenaide é mulher de coração. E o marido dela. Não permitam que Natália perca as eleições porque vocês deixaram de orientar os eleitores de vocês a votar nessa jovem aqui, que pode significar uma mudança na história política de Natal, do Rio Grande do Norte e do País”, ressaltou o presidente da República.
O mesmo apelo foi feito pela governadora Fátima Bezerra (PT), que também discursou. “Temos buscado o apoio dos outros candidatos que não foram ao segundo turno. E eu vou dizer: teremos o apoio de Carlos Eduardo para somar nas eleições conosco e não deixar que esse consórcio coronelista instalado na prefeitura, esse modo de governar atrasado, se agrave mais ainda levando o bolsonarismo para lá. Não vamos permitir isso”, destacou.
Informações com 98 FM
Tags
POLÍTICA