Plataforma para validar atestados médicos começa em novembro; uso obrigatório será em março

Foto: Reprodução

A partir de 5 de novembro, a plataforma "Atesta CFM", desenvolvida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), entrará em fase de testes para verificação da autenticidade de atestados médicos emitidos no Brasil. A obrigatoriedade do uso da ferramenta, no entanto, só terá início em março de 2025.

A solução, de uso gratuito, permitirá que médicos, pacientes e empresas validem atestados, conferindo seu histórico e autenticidade. Por meio da Atesta CFM, todos os atestados deverão ser emitidos diretamente na plataforma, com acesso restrito a médicos credenciados pelo CFM, que precisarão se identificar com Certificado Digital.

Pacientes serão automaticamente notificados sobre a emissão de atestados, e as empresas poderão receber a confirmação do documento mediante autorização. Se um médico suspeitar de uso indevido de seu registro, terá a opção de cancelar o atestado.

Para casos de preenchimento manual, a plataforma fornecerá blocos impressos com códigos de segurança e validade, que depois poderão ser inseridos digitalmente no sistema, ampliando a segurança e integridade dos documentos médicos.

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

نموذج الاتصال