O Amazonas registrou, após 15 anos, o primeiro caso de dengue causado pelo sorotipo 3 (DENV-3). O diagnóstico foi confirmado pela Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) em parceria com o Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz Amazônia). O paciente, um homem de 30 a 40 anos, residente em Manaus, apresentou sintomas clássicos da doença, como febre, dores no corpo e erupções cutâneas. Felizmente, ele está com o quadro de saúde estável.
Em resposta ao caso, a Secretaria de Estado de Saúde emitiu um alerta epidemiológico, na última quinta-feira (10), destacando a importância da vigilância e da notificação de novos casos. A pasta também orientou sobre a coleta de amostras para exames laboratoriais. Diante do início do período sazonal das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como dengue, zika e chikungunya, as autoridades de saúde reforçam as medidas preventivas. A principal recomendação continua sendo o combate aos focos de água parada, ambiente ideal para a reprodução do mosquito transmissor.
A FVS-RCP ainda salientou que os quatro sorotipos do vírus da dengue – DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4 – não conferem imunidade cruzada. Ou seja, uma pessoa que já tenha contraído um sorotipo pode ser infectada por outro no futuro, o que aumenta o risco de formas mais graves da doença.
Tags
Saúde