Em 2024, já são 38 casos isolados confirmados, com o mesmo número de surtos. |
A Varicela, popularmente conhecida como catapora, é uma doença contagiosa causada pelo vírus Varicela-Zoster. Com a proximidade do período sazonal de maior incidência, que ocorre entre outubro e fevereiro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal alerta para os riscos associados ao aumento dos casos.
De acordo com dados da SMS, em 2023, foram registrados aproximadamente 48 diagnósticos isolados de varicela e 3 surtos em ambientes institucionais. Até o momento, em 2024, já são 38 casos isolados confirmados, com o mesmo número de surtos.
A doença é particularmente comum entre crianças, manifestando-se, em geral, de forma leve. No entanto, quando a infecção ocorre em adultos, o quadro pode se agravar, levando a complicações como pneumonia, encefalite e infecções bacterianas secundárias.
A transmissão da Varicela se dá por meio do contato com secreções respiratórias ou o líquido das bolhas que se formam na pele. Os principais sintomas incluem febre, erupções cutâneas, coceira, dor de cabeça e mal-estar, com um período de incubação que varia de 4 a 16 dias. Embora não exista um tratamento específico para a catapora, os cuidados consistem em manter a higiene adequada e evitar coçar as bolhas, o que pode levar a infecções.
A vacinação é a melhor forma de prevenção. O imunizante tetra viral, que protege contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela, é indicado para crianças aos 15 meses e aos 4 anos. Até o momento, cerca de 47% do público-alvo em Natal recebeu a vacina. As vacinas estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 15h, e em pontos extras nos Shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping, de segunda a sexta-feira, das 13h às 20h, e aos sábados, das 15h às 20h.
A SMS recomenda que, caso haja contato com uma pessoa infectada, é essencial ficar atento ao aparecimento de sintomas e procurar uma unidade de saúde para avaliação e orientação adequada.
Com o aumento das notificações de varicela, a população deve estar ciente dos riscos e adotar medidas de prevenção, incluindo a vacinação. A SMS permanece à disposição para esclarecer dúvidas e fornecer informações sobre a doença e sua prevenção.
Tags
Saúde