Nesta segunda-feira (19), os brasileiros terão a oportunidade de observar um fenômeno astronômico raro: a Superlua Azul. Este evento ocorre quando a Lua cheia coincide com o perigeu, o ponto mais próximo da Terra em sua órbita, resultando em uma lua significativamente maior e mais brilhante.
A Superlua Azul é um fenômeno que ocorre aproximadamente uma vez a cada dois anos. Nesta segunda-feira, a Lua cheia começará a se destacar no céu a partir das 15h25, horário local. No entanto, a melhor visualização do evento será ao anoitecer, quando a Lua estará em seu ponto mais alto no céu, proporcionando uma visão clara e brilhante para observadores em todo o Brasil.
Especialistas recomendam que a observação da Superlua Azul seja feita em locais livres de poluição luminosa e nebulosidade. Para aqueles interessados em observar o fenômeno, não é necessário o uso de equipamentos especializados, como telescópios. A olho nu, a Lua deverá parecer significativamente maior e mais brilhante do que o usual.
O termo "Lua Azul" refere-se originalmente à ocorrência de duas luas cheias em um mesmo mês. No entanto, atualmente, é usado para descrever a segunda Lua cheia do mês, um evento que acontece com um intervalo de dois anos. Embora o nome "azul" possa sugerir uma coloração, a Lua não apresentará uma tonalidade azulada. O fenômeno recebeu esse nome em referência a eventos passados, em que a Lua realmente apresentou um tom azul devido a condições atmosféricas específicas.
Tags
BRASIL