Com a expectativa de vacinar 754.975 animais no Rio Grande do Norte, a Campanha Antirrábica Canina e Felina de 2024 vem sendo realizada desde 1º de julho e segue até o próximo dia 31.
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) emitiu uma nota de orientação aos municípios para execução da campanha e reforça a importância de que os tutores levem seus animais aos pontos de vacinação disponíveis.
Seguindo orientação do Ministério da Saúde, a Sesap, por meio do Programa Estadual de Vigilância e Controle da Raiva, também recomendou que as secretarias municipais realizem o Dia D de Vacinação em 17 de agosto.
Com a meta de atingir no mínimo 80% de cobertura vacinal, a campanha é destinada a cães e gatos com idade a partir de três meses. Para informações sobre os locais de vacinação, a população deve entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde ou Setor de Zoonoses/Endemias dos municípios.
A raiva é uma doença infecciosa viral aguda grave com uma taxa de letalidade de 100%. Pode ser transmitida ao ser humano pela saliva de animais infectados, principalmente por meio de mordida, arranhões ou lambedura. Em até 99% dos casos, os cães domésticos são responsáveis pela transmissão do vírus para humanos. A doença pode ser evitada pela vacinação dos animais, forma mais eficaz de prevenir, controlar e eliminar a raiva do ciclo urbano.
Acesse aqui a Nota Técnica com orientações sobre a Campanha Antirrábica Canina e Felina de 2024 no RN.
Tags
Saúde