RN confirma dois casos de Mpox em 2024, sem ligação com nova variante global



Recentemente a Organização Mundial da Saúde (OMS) reclassificou a Mpox como uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional devido a uma nova variante do vírus. Embora o estado do RN tenha registrado apenas dois casos da doença em 2024 até agora, e ambos não estejam relacionados à nova variante, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) reforça a importância da vigilância.

A nova variante, que está provocando surtos no continente africano, ainda não foi registrada no Brasil. No entanto, o risco de propagação global preocupa as autoridades, especialmente considerando o histórico recente da Mpox. Desde que a doença, anteriormente conhecida como Varíola dos Macacos, foi identificada no Brasil em 2022, o Rio Grande do Norte contabilizou 154 casos confirmados, sem óbitos.

Os casos no estado têm diminuído significativamente, com 142 registros em 2022, 10 em 2023 e apenas 2 em 2024 até o momento. Apesar dessa redução, a Sesap adverte que o risco de uma nova onda de infecções não pode ser descartado, especialmente com a possibilidade de introdução de novas variantes do vírus.

A Sesap está orientando a população a manter-se informada sobre os sintomas da Mpox e a procurar atendimento médico em caso de suspeita de infecção. Além disso, a secretaria reforça a necessidade de medidas preventivas, como higiene adequada e o isolamento de casos suspeitos, para evitar a propagação do vírus.


Quais são os sinais e sintomas da mpox?

  • Erupções cutâneas ou lesões de pele (como bolhas, feridas com casca ou não);
  • Adenomegalias, que se caracterizam por linfonodos inchados e também são denominados de “ínguas”;
  • Febre;
  • Dores no corpo;
  • Dor de cabeça;
  • Calafrio;
  • Fraqueza.

Após contato com o mpox vírus, em quantos dias começa a manifestação dos sinais e sintomas?

O intervalo de tempo entre o primeiro contato com o vírus até o início dos sinais e sintomas do mpox (período de incubação) é tipicamente de 3 a 16 dias, mas pode chegar a 21 dias. Após a manifestação de sintomas como erupções na pele, o período em que as crostas desaparecem, a pessoa doente deixa de transmitir o vírus a outras pessoas. As erupções na pele geralmente começam dentro de um a três dias após o início da febre, mas às vezes, podem aparecer antes da febre.

 Quais as características das lesões de pele?

As lesões podem ser planas ou levemente elevadas, preenchidas com líquido claro ou amarelado, podem formar crostas, que secam e caem. O número de lesões em uma pessoa pode variar de algumas a várias lesões, e podem ocorrer em qualquer parte do corpo como rosto, palma das mãos, planta dos pés, boca, olhos, órgãos genitais e no ânus.

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

نموذج الاتصال