Entre 15 e 31 de julho, fiscais do Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (IPEM/RN) realizaram uma operação em diversos restaurantes e padarias de Natal e Mossoró. Denominada "Férias Escolares", a ação teve o objetivo de assegurar que os consumidores paguem apenas pelo alimento que compram, e não pelos recipientes.
Durante a fiscalização, que envolveu a visita a 67 estabelecimentos comerciais, foram encontradas 44 irregularidades. As principais falhas incluíram a ausência de cartazes informativos sobre o peso dos recipientes, informações inconsistentes com o peso real dos recipientes na balança, e lacres de balança rompidos. Também foram verificadas a venda inadequada de pão francês por unidade em vez de por quilo e a falta de placas visíveis com o preço do quilo.
Os agentes conferiram o funcionamento de 156 balanças e notificaram os estabelecimentos que apresentaram problemas. Estes poderão enfrentar multas caso não regularizem as irregularidades encontradas. A operação destaca a importância da transparência e da conformidade com as normas de pesagem para proteger os direitos dos consumidores.
Tags
CIDADES