Projeto de Lei pretende simplificar acesso a direitos para pessoas com deficiência




Um novo projeto de lei, em análise na Comissão de Direitos Humanos (CDH), propõe alterações no Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146, de 2015). De autoria do senador Carlos Viana (Podemos-MG), o PL 739/2024 busca simplificar o acesso das pessoas com deficiência a seus direitos, dispensando a necessidade de apresentação de provas adicionais para aqueles inscritos no Cadastro Inclusão da Pessoa com Deficiência.

O Cadastro Inclusão, gerido pelo Dataprev, é uma ferramenta que reúne informações sobre barreiras enfrentadas por pessoas com deficiência e integra dados de políticas públicas e censos nacionais. O projeto visa aprimorar esse cadastro, facilitando a integração de bases de dados e a efetivação dos direitos assegurados por diversas legislações.

Na justificativa do projeto, Viana destaca a falta de uma sistemática unificada para que as pessoas com deficiência possam usufruir plenamente dos seus direitos. O PL propõe que, ao exercer seus direitos, as pessoas com deficiência não precisem fornecer provas adicionais.

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

نموذج الاتصال