Foto: Alex Régis |
Nesta terça-feira (13) foi emitida a Licença de Instalação e Operação (LIO) definitiva para a drenagem da engorda da Praia de Ponta Negra, zona Sul de Natal. Com o documento em mãos, o Município de fato está autorizado, a partir de hoje, a iniciar as obras.
Após a Prefeitura do Natal apresentar, juntamente com a Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec) e com a DTA Engenharia, respostas e justificativas em relação às 19 condicionantes que, de alguma forma, direta ou indiretamente, impediam o início da obra, mesmo com a licença de instalação e operação emitida, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema), retificou esses itens e, agora, autorizou o início das obras.
Obviamente, com as condicionantes para que, durante a execução, o Município apresente ao Idema as informações necessárias que o órgão entende como importantes do ponto de vista socioeconômico, ambiental, fauna, flora e do aspecto físico, nas áreas diretamente afetadas e nas áreas de influência direta e indireta do empreendimento.
A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) já acionou oficialmente a empresa para que possa deslocar a draga para Natal, o que ainda vai demorar alguns dias em virtude da montagem do canteiro de obras.
A draga fará o dispêndio do material arenoso para a praia, começando do Hotel SERHS em direção ao Morro do Careca. Será uma extensão de 4 km, somando aproximadamente um milhão de metros cúbicos de areia, que serão retirados de uma jazida localizada a 8 km da praia de Ponta Negra, próxima ao farol de Mãe Luiza, zona leste da cidade.
Tags
Natal