Ocultação Lunar: Novo fenômeno será visível nesta terça no Brasil



Na noite de segunda-feira(19) o céu do Brasil foi iluminado por um espetáculo raro: a Superlua Azul. Este fenômeno, que ocorre quando a segunda Lua cheia do mês se aproxima mais da Terra, trouxe um brilho extraordinário ao firmamento, encantando observadores em todo o país.

Mas a magia não parou por aí. Na madrugada de terça (20) para quarta-feira (21), entre 21h45 e 2h29 (pelo horário de Brasília), outro evento cósmico vai surpreender os observadores: uma ocultação lunar de Saturno. A Lua, que já havia atraído atenção por seu tamanho e brilho, se alinhou com o planeta dos anéis em um encontro que, em algumas regiões do Brasil, vai culminar com a Lua obscurecendo completamente Saturno por alguns minutos.

O fenômeno será visível de maneira diferente dependendo da região do país. Nos estados das regiões Norte, parte do Nordeste e Centro-Oeste, a ocultação será completa, enquanto no restante do Brasil, os observadores testemunharão uma ocultação rasante, onde Saturno parecia apenas "raspar" a borda da Lua antes de desaparecer momentaneamente.

Esses eventos, além de serem um espetáculo para os olhos, despertam o fascínio por aquilo que está além de nosso planeta. A Superlua Azul, por exemplo, deve seu nome não à cor, mas ao fato de ser a segunda Lua cheia dentro de um mesmo mês. Já a ocultação lunar, semelhante a um eclipse, ocorre quando a Lua se posiciona diretamente na frente de um planeta ou estrela, ocultando-o brevemente de nossa visão.
















Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

نموذج الاتصال