Foto/MME |
O Nordeste do Brasil registrou um novo recorde de geração de energia eólica, atingindo 19.083 megawatts (MW) de potência às 5h48 desta quinta-feira (1º de agosto). Esse é o segundo recorde consecutivo do ano na região, superando a marca anterior de 19.028 MW, registrada no dia 27 de julho. No momento do registro, a produção de energia eólica equivalia a 180,4% da demanda da região, sendo suficiente para abastecer todo o Nordeste, além dos estados do Rio de Janeiro e Goiás.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, elogiou o crescimento da energia eólica no Brasil, destacando sua importância para a transição energética do país. Ele ressaltou a necessidade de uma matriz energética sustentável, justa e socialmente inclusiva.
O aumento na geração de energia eólica ocorre durante a "temporada dos ventos", que vai de julho a setembro, período em que as condições climáticas favorecem a produção de energia a partir do vento. Isso aumenta a expectativa de que novos recordes possam ser alcançados nas próximas semanas.
Informações MME
Tags
ECONOMIA