O Hemocentro do RN (Hemonorte) está expandindo suas capacidades diagnósticas com a implementação do exame de agregação plaquetária, uma nova ferramenta no Laboratório de Hematologia destinada a aprimorar o diagnóstico e o monitoramento de doenças do sangue.
O exame de agregação plaquetária avalia a função das plaquetas, essenciais nas primeiras fases da hemostasia, que é o processo fisiológico de prevenção e interrupção de sangramentos e hemorragias. Este teste é crucial para identificar patologias de coagulação do sangue e auxiliar no diagnóstico de pacientes que apresentam suspeitas de doenças plaquetárias.
Valderes Firmino, farmacêutico-bioquímico e chefe do Laboratório de Hematologia do Hemonorte, destacou a importância do novo exame. “O exame já contribuiu para o diagnóstico definitivo de um paciente com suspeita de doença de Von Willebrand, que apresentava episódios recorrentes de sangramentos e hemorragias. A alteração na função plaquetária confirmada pelo teste demonstrou sua eficácia e relevância para o monitoramento de pacientes com coagulopatias”, afirmou Firmino.
O Hemonorte é a única unidade pública de saúde no estado a oferecer este exame, o que representa um avanço importante na capacidade de diagnóstico e tratamento de distúrbios plaquetários.
Para realizar o exame, os pacientes devem seguir alguns requisitos: é necessário apresentar uma requisição médica, cumprir um jejum de 8 horas e agendar o procedimento na recepção do Anexo de Hematologia. Além disso, é preciso levar RG, CPF, comprovante de residência e cartão SUS. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.
Tags
Saúde