A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) segue investindo na modernização da gestão de todas as unidades da rede estadual. O mais recente avanço foi a incorporação de todo o estoque da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat) ao Sistema de Gestão Hospitalar: Módulo Farmácia (SGH).
Com a implantação do sistema, todo o estoque da Unicat, que conta com quase 20 milhões de produtos, estará catalogado e monitorado por um sistema avançado de gestão, substituindo o sistema anterior ligado ao Ministério da Saúde.
O Diretor Técnico da Unicat, Thiago Augusto Vieira da Silva, destacou a importância da nova ferramenta para a qualificação das informações gerenciais. "Com o Farmácia SGH, teremos uma visão mais completa das demandas dos hospitais, o que nos permitirá melhorar os processos de aquisição e distribuição de insumos. Isso resultará em um melhor abastecimento de medicamentos nos serviços da rede Sesap", explicou Thiago.
Além de catalogar o estoque, o sistema também permite que o uso de medicamentos nos hospitais esteja vinculado a um nome e CPF, qualificando ainda mais os dados de consumo. "Esse sistema foi feito sob medida para atender às necessidades da secretaria, trazendo mais celeridade aos processos de aquisição e distribuição de insumos, além de permitir ações mais práticas e respostas mais rápidas por parte da Unicat", acrescentou o Diretor Técnico.
O SGH vem sendo implantado desde maio de 2023 e segue a lógica de ecossistema digital que envolve, por exemplo, sistemas como o Regula RN e o Regula Cirurgia. A plataforma foi desenvolvida em parceria entre a Sesap e o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS-UFRN) com foco na gestão, monitoramento e transparência no controle de estoque e uso de medicamentos. O sistema já está funcionando nos hospitais Giselda Trigueiro, Dr. João Machado, Deoclécio Marques de Lucena e Tarcísio Maia, com foco no Prontuário Eletrõnico do Paciente (PEP).
Já o módulo Farmácia SGH é uma plataforma destinada à gestão, monitoramento e transparência no controle de estoque e uso de medicamentos e materiais hospitalares, tanto no contexto da unidade hospitalar quanto no âmbito da rede Sesap. Desde a implantação do piloto no Hospital Giselda Trigueiro, em 29 de maio, a plataforma passou por diversos aprimoramentos e hoje está em processo de expansão na rede.
Raul Almeida, gerente de Produtos do LAIS-UFRN, explica que o Farmácia SGH foi produzido de forma personalizada para a Sesap, com a participação de um colegiado de especialistas farmacêuticos que participaram desde o início das discussões. "O monitoramento de estoque do SGH-Farmácia proporciona uma visão abrangente que vai desde a compra dos produtos na Unicat até sua distribuição e utilização dentro das unidades hospitalares. Além disso, a integração ao Prontuário Eletrônico permite analisar indicadores de demanda reprimida nos hospitais, fornecendo informações valiosas para a aquisição de produtos e assegurando que a população esteja adequadamente suprida", afirmou Raul.
As principais funcionalidades da plataforma Farmácia SGH incluem:
• Cadastro unificado de produtos
• Controle nas entradas e saídas de estoque
• Rastreabilidade nas entradas de notas fiscais com empenhos e processos licitatórios
• Comunicação com unidades que ainda utilizam o Sistema Hórus
• Relatórios gerenciais e financeiros
• Painel BI com visualização do status de estoque em tempo real
• Redistribuição proporcional de abastecimento de estoque conforme a capacidade da UNICAT
Desde sua implantação, o sistema já registrou 64 mil movimentações de estoque, 54 mil abastecimentos de setores hospitalares, mais de 450 profissionais cadastrados, mil produtos únicos catalogados e um estoque monitorado avaliado em mais de R$ 31 milhões.
“O sucesso do projeto é resultado do trabalho conjunto de um colegiado de especialistas farmacêuticos, com representantes de diversas unidades hospitalares da rede estadual. A implantação do Farmácia SGH na Unicat representa um avanço significativo na gestão dos insumos hospitalares, garantindo mais eficiência, transparência e rapidez nos processos, beneficiando toda a rede Sesap e, consequentemente, a população do Rio Grande do Norte” reforça o diretor técnico da Unicat.
Tags
Saúde