Taxa de juros do cartão de crédito sobem e atingem 429,5% ao ano em junho


Em junho, a taxa média de juros do cartão de crédito rotativo para as famílias subiu 7,1 pontos percentuais, passando de 422,4% ao ano para 429,5% ao ano. Apesar dessa alta mensal, os juros caíram 6,3 pontos percentuais em comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo dados divulgados pelo Banco Central nesta sexta-feira (26).

O crédito rotativo, utilizado quando o consumidor paga menos do que o valor total da fatura do cartão, é conhecido por suas altas taxas. A nova lei, que limita os juros rotativos a 100% do valor da dívida, ainda não impactou esses números, pois aplica-se apenas a novos financiamentos.

Em contraste, os juros do cartão de crédito parcelado caíram 5,4 pontos percentuais em junho e 15,6 pontos percentuais em 12 meses, alcançando 180,5% ao ano. O crédito pessoal não consignado também viu uma redução de 6 pontos percentuais, com juros de 87,8% ao ano, enquanto o cheque especial teve um aumento de 3,1 pontos percentuais, atingindo 135% ao ano.

Como resultado, a taxa média de juros no crédito com recursos livres às pessoas físicas ficou em 51,7% ao ano, com uma queda de 0,7 ponto percentual no mês e de 7,4 pontos percentuais em 12 meses.

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

نموذج الاتصال