No primeiro semestre de 2024, o Rio Grande do Norte registrou o menor número de Mortes Violentas Intencionais (MVIs) dos últimos 14 anos. Segundo dados da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), o estado observou uma queda de 14% nas MVIs em comparação com o mesmo período de 2023, totalizando 455 ocorrências contra 529 no ano anterior.
Esta redução representa uma diminuição de 74 mortes violentas, destacando-se ainda mais pela queda de 25% no número de mortes em junho de 2024 em comparação com junho de 2023. Desde 2011, quando iniciou a contabilização padronizada das MVIs, a SESED segue critérios que abrangem homicídios dolosos, intervenções policiais, lesões corporais seguidas de morte, latrocínios e feminicídios, em conformidade com os padrões nacionais.
Os dados compilados pela Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (COINE) da SESED são essenciais para análise e monitoramento, sendo submetidos ao Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP) e ao Ministério Público Estadual (MPRN).